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Qual a relação entre agricultura familiar e a promoção da alimentação saudável no âmbito escolar? Uma alimentação saudável e adequada é de essencial importância para o crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como para o seu aprendizado e rendimento escolar. Assim, uma alimentação variada, baseada em alimentos in natura e minimamente processados, poderá assegurar a oferta de nutrientes de forma adequada à cada faixa etária da criança. 

Em se tratando do princípio da variedade da alimentação, sabe-se que muitas vezes os alunos apenas possuem a possibilidade de consumo de alimentos variados na escola, visto que possuem uma alimentação monótona em casa. Neste sentido, a escola se torna um ambiente perfeito para exploração e conhecimento de novos alimentos, contribuindo para o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis duradouros.

 

Políticas públicas, agricultura familiar e alimentação escolar 

Desta forma, políticas públicas preveem a adoção da alimentação saudável nas escolas e, dentre elas, destaca-se a Lei 11.947/2009, que assegura alimentação saudável e adequada por meio do uso de alimentos variados, seguros e que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis. 

Recentemente, a publicação da Resolução CD/FNDE nº 6, em 8 de maio de 2020 veio corroborar com este entendimento, prevendo que a alimentação escolar deve ser baseada em alimentos in natura e minimamente processados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ficou estipulado a aquisição mínima, com a verba federal do programa, de 75% destes alimentos. A resolução também recomenda a compra de, no mínimo, 50 itens diferentes destes grupos. Ademais, permaneceu a obrigatoriedade da aquisição de, no mínimo, 30% de alimentos provenientes da Agricultura familiar. 

As mudanças ocorreram com o intuito do PNAE estar em consonância com as recomendações dos guias alimentares brasileiros, tanto o Guia alimentar para crianças menores de 2 anos, como o Guia alimentar para população brasileira. Desta forma, favorecendo práticas de alimentação saudável no âmbito escolar, visando a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) que impactam fortemente o sistema de saúde pública no Brasil.

 

De que forma a produção da agricultura familiar local pode impactar positivamente na implementação de hábitos saudáveis no âmbito escolar?

 

Nesta perspectiva, a Agricultura Familiar (AF), pode ser uma importante aliada na promoção da alimentação escolar saudável, fornecendo alimentos in natura e minimamente processados frescos, variados, garantindo a segurança alimentar e nutricional (SAN) dos alunos. Além disso, a parceria do fornecimento destes alimentos pela agricultura familiar, tanto às unidades escolares do PNAE quanto às privadas, favorece a produção e a economia local, valorizando a cultura e a diversidade do município e região.

Além disso, o nutricionista precisa orientar e levar em consideração que por fornecerem produtos mais frescos e de boa qualidade, os alimentos provenientes da AF promovem um adequado balanceamento nutricional na alimentação dos alunos.

A parceria com a agricultura familiar também pode ocorrer na hora do desenvolvimento das atividades de educação alimentar e nutricional. Os alunos podem fazer visitas nos locais de produção dos alimentos, por exemplo, e conhecerem de onde vêm os alimentos que eles consomem na escola/creche. Esse tipo de atividade costuma ter um ótimo impacto na percepção e entendimento dos alunos sobre a prática de uma alimentação saudável.

Assim, diante do objetivo da oferta de uma alimentação escolar de qualidade, a oferta de uma maior quantidade de alimentos produzidos pela AF nos cardápios escolares, juntamente com a diminuição da oferta de alimentos processados e ultraprocessados, é uma boa forma de auxiliar na promoção e implementação de hábitos alimentares saudáveis dentre os estudantes. 

Na sua unidade escolar, a agricultura familiar é uma aliada na implementação de hábitos alimentares saudáveis?