fbpx

Manter a Educação Alimentar desenvolvida ao longo do ano é uma tarefa desafiadora. Por isso, discutiremos a importância e as formas de continuar esse excelente trabalho, mesmo distante dos alunos. Abordaremos a manutenção da alimentação saudável durante as férias escolares, que pode ser um desafio. Entretanto, há medidas que nutricionistas podem adotar para garantir que o aprendizado referente à alimentação se mantenha nas férias. Fazendo assim, com que o aluno retorne à escola com seus hábitos alimentares saudáveis.

Durante as férias escolares, é comum haver uma ruptura na rotina das crianças e dos alunos, resultando em famílias com agendas flexíveis e atividades intensas. Nesse período, muitas famílias acabam optando por alimentos não tão saudáveis. Alguns dos exemplos são os ultra processados, congelados prontos para consumo ou lanches e fast foods, que são ricos em sódio, corantes, conservantes, sal e gordura, etc. Apesar de reconhecermos que esses alimentos também fazem parte desse momento, é necessário trabalhar com as famílias para que compreendam a importância da manutenção da educação alimentar nutricional realizada ao longo do ano com o aluno. É possível manter a oferta de alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras e legumes, durante o período de recesso escolar.

 

Sugestão de métodos para estimular participação das famílias na educação alimentar

 

É fundamental para a alimentação saudável nas férias escolares envolver todos os atores que participam da alimentação escolar e não apenas focar nos alunos. É possível criar tarefas de educação alimentar nutricional para serem realizadas durante o recesso e as férias, estimulando a participação dessas famílias. As tarefas podem ser simples, práticas e envolver atividades como fotos, vídeos, receitas elaboradas, por meio dos grupos de Whatsapp da escola, por exemplo. É importante também divulgar esse trabalho nas redes sociais, com a autorização dos pais, a fim de incentivar outros responsáveis a participar.

Outro aspecto importante é a hidratação adequada dos alunos, especialmente no período de verão, quando há muito calor em grande parte do país. Os nutricionistas podem oferecer dicas para manter a hidratação adequada dos alunos.

Além disso, é fundamental que no término do ano, você elabore o seu plano de trabalho. Caso ainda não o tenha feito, é imprescindível que o faça, visto que ele serve como orientação e guia para o trabalho diário na área de alimentação escolar. Vale ressaltar que a elaboração desse plano é uma atribuição obrigatória do nutricionista escolar e deve envolver ações em conjunto com as famílias durante todo o ano. Se tiver dificuldades para colocar em prática o seu plano anual de trabalho, sugerimos que consulte o nosso artigo sobre o assunto disponível no link abaixo:

Potencial do plano anual de trabalho – Como explorá-lo melhor