fbpx

Você sabe qual é a diferença entre manual de boas práticas e POPs (Procedimentos Operacionais Padronizados) na alimentação escolar? É importante entender a diferença entre eles e a razão pela qual é obrigatório que todas as unidades escolares tenham esses documentos.

Dentre as atribuições do nutricionista na alimentação escolar, está a elaboração e implantação do manual de boas práticas e dos Procedimentos Operacionais Padronizados. Esses documentos são obrigatórios em todas as unidades de alimentação escolar. Portanto, cada unidade deve ter seu próprio documento específico, de acordo com sua particularidade e realidade.

 

Importância e diferença entre manual de boas práticas e POPs

 

Por que é tão importante e necessário ter esses documentos? Eles são fundamentais para garantir a oferta de uma alimentação escolar segura, do ponto de vista higiênico e sanitário, assegurando que todas as etapas que ocorrem dentro da Unidade Escolar sejam feitas de forma adequada e segura. Assim, pode-se evitar doenças transmitidas por alimentos, contaminações e surtos alimentares.

 

Manual de boas práticas

 

O manual de boas práticas é um documento descritivo e explicativo que descreve todas as etapas e atividades que ocorrem dentro da unidade de alimentação e nutrição escolar. De acordo com a Resolução RDC nº 216/2004, existem itens obrigatórios e importantes a serem incluídos no manual de boas práticas. Alguns exemplos são: higienização de edifícios, manutenção e higienização de instalações e equipamentos, controle de abastecimento de água, controle integrado de vetores e pragas, capacitação profissional, saúde e higiene dos manipuladores, manejo dos resíduos e controle da qualidade dos alimentos preparados. Esses são requisitos mínimos, mas sabemos que há muitas outras atividades e questões específicas de cada local que também precisam estar incluídas no manual de boas práticas.

 

Procedimento Operacional Padronizado

 

Já o Procedimento Operacional Padronizado (POP) tem como objetivo estabelecer instruções sequenciais para realizar atividades rotineiras ou específicas envolvidas durante a produção da alimentação escolar. De acordo com a RDC 216 de 2004, existem quatro POPs obrigatórios: higienização de instalações, equipamentos e imóveis, controle integrado de vetores e pragas urbanas, higienização dos reservatórios e higiene e saúde dos manipuladores. Embora esses quatro sejam obrigatórios, sabe-se que existem muitos outros POPs dentro da unidade de alimentação escolar que precisam ser desenvolvidos e implantados para garantir a segurança nas unidades escolares. Esses POPs podem ser incluídos como anexos no manual de boas práticas ou como um documento à parte.

 

Auxílio na elaboração

 

Nutricionista, você já elaborou e implantou esses dois documentos importantes em suas unidades de alimentação escolar? Se ainda não o fez ou se deseja aprimorá-los, convidamos você a participar do nosso minicurso sobre elaboração de manual de boas práticas e procedimentos operacionais padronizados. O minicurso tem duração de duas horas e oferece certificado de participação, além de fornecer um passo a passo de como elaborar esses documentos.

Por meio do nosso clube de Alimentação e Nutrição Escolar, você pode adquirir não só o nosso minicurso sobre Manual de Boas Práticas e POPs, mas também mais 11 minicursos ao longo de um ano. Caso tenha interesse em assinar o clube, deixamos o link abaixo para que possa obter mais informações:

Disponível em: https://institutonae.com.br/clube-da-...

Além disso, é possível adquirir o minicurso de forma avulsa. Qual opção é a mais adequada para você?